top of page

Quem somos

A ABMGeo é uma associação que reúne pessoas, com destaque para as mulheres, de diferentes áreas das geociências -- ciências ambientais, ciências da terra, ciências naturais, ciências do mar, ciências exatas ligadas às geociências. Tem como principal objetivo fortalecer a união e atuação dessas profissionais em empresas, universidades, órgãos governamentais e terceiro setor. Seu foco é a promoção de ações para a construção de uma consciência coletiva mais equânime e de valorização das diversidades, notadamente contextualizadas no campo profissional das geociências.

 

É uma entidade plural que tem como práxis -- premissas, ideologias e valores que se aliam a uma prática política -- a busca pela equidade de corpos e subjetividades. Seu compromisso com o feminismo interseccional e a superação das desigualdades reside no reconhecimento da diversidade racial, cultural, sexual e socioeconômica que estrutura a sociedade, tornando única a relação de cada associada dentro do meio profissional, acadêmico e estudantil das geociências. 

 

A Associação é dirigida por uma Diretoria Executiva Nacional, o órgão executivo e deliberativo cuja função é definir diretrizes, atividades e procedimentos administrativos; sua composição é definida bienalmente por meio de pleito entre associadas de todo o Brasil. A Diretoria Nacional é diretamente tributária à Assembleia Geral, órgão deliberativo composto pela integralidade das associadas à ABMGeo. A Associação é composta, ainda, por um Conselho Fiscal, órgão de controle das contas da gestão corrente, independente e legítimo. Entende-se como Associada toda e qualquer pessoa ou organismo que se identifique com as pautas da associação e esteja adimplente com a anuidade da ABMGeo. 

Além das ações da Diretoria Nacional, a ABMGeo se capilariza no território brasileiro por meio das ações promovidas pelos Núcleos Locais. Os Núcleos replicam a estrutura da Diretoria Nacional, constituindo as chamadas Diretorias de Núcleos, cuja composição e mandato são definidos à semelhança do órgão nacional. Atualmente, a ABMGeo possui  14 núcleos, são eles: Alegre (ES), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Mato Grosso (MT), Ouro Preto (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Goiás (GO).

 

Embora seja uma associação relativamente recente -- que completa 6 anos em 2024 --, a ABMGeo, por meio da Diretoria Nacional e de seus Núcleos Locais, certamente já estabeleceu seu lugar e importância no debate público das geociências. Suas ações já alcançaram diversas de pessoas, em todas as regiões do Brasil; seja por meio das atividades promovidas nos mais distintos espaços públicos e privados pelo país, seja por meio do grande engajamento que suas pautas vêm promovendo -- inclusive rompendo barreiras disciplinares. 

 

A história da ABMGeo é marcada por uma série de marcos significativos, delineando sua evolução e impacto notável no âmbito das geociências.  Desde sua fundação, em 2018, a atuação da Associação é marcada por ações pró-equidade em diferentes espaços públicos e privados. Durante os anos de 2018 a 2020, as diretorias executivas focaram seus esforços em estruturar e expandir a iniciativa para além de Belo Horizonte, onde a ABMGeo nasceu. 

Após o encerramento do primeiro ciclo de constituição, pavimentado pela gestão fundadora, a ABMGeo buscou consolidar sua estrutura de funcionamento, amadurecer juridicamente, ampliar e complexificar suas pautas, estabelecer novas parcerias, aprofundar as articulações com os Núcleos Locais e estender sua capilaridade pelo país. 

 

Em 2021, a Diretoria Executiva Nacional teve sua composição recomposta pela eleição de novas membras, assim como o Conselho Fiscal. A Chapa (Geo)Diversas assumiu o compromisso em fortalecer o lugar da ABMGeo como representante e defensora dos direitos das mulheres e demais "minorias" políticas, não se  limitando apenas às geociências. Nesse sentido, foi criado o Censo das Geociências (instrumento de quali-quantificação da comunidade geocientífica) e o Guia da Diversidade, para entendimento de suas demandas e o fomento à promoção de medidas de equidade.

 

Neste período, a Diretoria Executiva também integrou a Rede Geomamas | Rede de Mães Geocientistas, que criou o Guia de Acolhimento para Crianças e Bebês em Eventos Geocientíficos, o Selo Geomamas e o Espaço Geocrias, os quais visam proporcionar acolhimento e inclusão nos espaços profissionais e acadêmicos.

A recomposição da Diretoria Executiva Nacional em maio de 2023, com a Chapa Geociências para o Futuro (diretoria vigente), trouxe uma nova visão e determinação para a ABMGeo.

A partir de 2024, estando consolidada enquanto uma associação que representa a luta pelos direitos humanos e de justiça social nas geociências, bem como de espaços inclusivos para crianças, a ABMGeo agora trabalha pelo reconhecimento enquanto uma entidade que promove ações e formações em prol da justiça ambiental e da sustentabilidade da biodiversidade no planeta Terra. Assim, buscando ampliar seus horizontes, a ABMGeo compreendeu que é preciso ampliar seu público alvo. Desse modo, a associação de homens, mulheres e pessoas não-binárias segue agora o mesmo enquadramento de categoria, independente do gênero, de modo a torná-la mais receptiva. Com isso, acredita-se que a ABMGeo possa aproximar diversos públicos e interesses, representando profissionais e estudantes das geociências que acreditam que o desenvolvimento técnico-científico das associadas (e associados/es) deve acontecer paralelamente ao aumento da representatividade e à redução das desigualdades.

A missão é clara: consolidar a ABMGeo como uma entidade técnico-científica pró-equidade e promotora do desenvolvimento sustentável e da justiça ambiental. Para cumprir esse objetivo, a atual gestão atua nas seguintes frentes:

(1) formação técnico-científica; (2) divulgação científica; (3) políticas de ação afirmativa, acolhimento e inclusão.  

Somos uma associação feita por cada uma e por todas as nossas associadas!

Sobre: Sobre
bottom of page