top of page

Censo das Geociências

ABMGeo Censo das Geociências .jpg

O Censo das Geociências, construído colaborativamente pela ABMGeo e suas associadas, tem como objetivo estabelecer uma base de dados sobre a diversidade sexual, racial, generificada, etária, socioeconômica das/os/es geocientistas em cada área de atuação e formação. Isso facilita o acesso a profissionais que representam identidades e interesses diversos. Portanto, torna-se relevante o desenvolvimento de um banco de dados unificado, público e intuitivo que contenha as informações da comunidade geocientífica. 

Por meio da análise dos dados censitários levantados, é possível construir planos de ação para a definição de metas, processos e ferramentas para combater a desigualdade no interior das instituições públicas e privadas. Com isso, será possível contribuir para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas que auxiliem na elaboração de medidas e ações para combater essas desigualdades estruturais e institucionais. 

  • Campanha para levantamento de dados

Clique no botão abaixo para acessar o questionário de perguntas cujas respostas alimentarão a base de dados do nosso Censo:

Atenção: o formulário abaixo não pede a entrada de nomes nem de dados pessoais. No entanto, para garantir a submissão de apenas uma resposta por pessoa, é solicitado o login via e-mail para computar o preenchimento do formulário.

  • Projeto e escopo

Este arquivo compreende o projeto na íntegra usado como base para a realização da campanha de levantamento censitário. Nele, constam: o aporte teórico-epistemológico, os objetivos (geral e específicos), o desenvolvimento metodológico e o cronograma de execução e as referências bibliográficas.  

Sobre comitê de ética em pesquisa: por se tratar de um levantamento não vinculado a uma pesquisa acadêmica, cujos dados não serão publicados em periódicos, e cujo objetivo se vincula ao reconhecimento da comunidade estudantil e profissional das geociências para a promoção de políticas de inclusão de diversidade, este projeto não foi submetido à Plataforma Brasil.

  • Financiamento
Apoia-se.png

Acesse o QR-Code, ou clique no botão abaixo para apoiar financeiramente a realização do Censo das Geociências:

Produção

Levantamento de dados: Texto

ABMGeo institucional e associadas

Alice Costa, Anita Fernandes, Caroline Dutra, Cristiane Castro, Erika Schumacher Sanchez, Laísa de Assis Batista, Márcia Elisa Boscato Gomes, Marina Fagundes, Marion Freitas Neves, Marize Muniz, Pamela Vilela, Talita Gantus de Oliveira.

Realização

WhatsApp Image 2021-09-29 at 13.26.02.jpeg

Instituições apoiadoras

Quer apoiar este projeto e ter sua logo inserida aqui?

Envie um e-mail para diretoriaabmgeo@gmail.com

com o assunto [apoio ao Censo das Geociências].

bottom of page