top of page

Guia da Diversidade

O Guia da Diversidade, construído colaborativamente pela ABMGeo e suas associadas, tem como intuito abordar e discutir diversidade e inclusão nas geociências e seus ambientes (empresas, academia, escolas, campo). É também um convite para que as pessoas passem a discutir sobre o tema nos espaços em que se encontram. Este guia não tem o intuito de ser definitivo, e sim um começo para as discussões que se fizerem necessárias na medida em que a sociedade contemporânea demanda por mudanças discursivas e por transformações materiais, em vistas à maior equidade e diversidade nos espaços públicos e privados.

1. Cartilha da Diversidade

A Cartilha da Diversidade é uma versão reduzida, objetiva e customizada do Guia da Diversidade. É um material interessante para iniciar as discussões em seu ambiente de estudo e/ou trabalho.

2. Guia da Diversidade

O Guia da Diversidade é uma versão completa da Cartilha da Diversidade, em que os elementos são desmembrados, sustentados com dados quali-

-quantitativos e estruturados em referências teórico-epistemológicas. É um material interessante para ser difundido em seu ambiente de estudo e/ou trabalho, principalmente no intuito de fortalecer a construção de comissões nesses espaços que possam tratar e se aprofundar no assunto, transformando práticas de segregação social. Os Recursos Humanos das instituições podem ser ótimos parceiros na difusão de uma cultura de diversidade amparada neste guia.

3. Cartilha de Boas Práticas de Diversidade

A Cartilha de Boas Práticas de Diversidade busca sistematizar e sintetizar um conjunto de boas práticas para que medidas institucionais sejam pro-

movidas no interior dos espaços que circulam pessoas das geociências, no intuito de combater as desigualdades e de promover sociedades e ambientes educacionais e profissionais mais justos e equânimes.

Produção

ABMGeo institucional e associadas

Eduarda Almeida, Laísa de Assis Batista, Márcia Elisa Boscato Gomes, Marina Fagundes, Marion Freitas Neves, Marize Muniz, Paola Melo, Pamela Vilela, Talita Gantus de Oliveira.

Realização

WhatsApp Image 2021-09-29 at 13.26.02.jpeg
Levantamento de dados: Texto

Instituições apoiadoras

Quer apoiar este projeto e ter sua logo inserida aqui?

Envie um e-mail para diretoriaabmgeo@gmail.com

com o assunto [apoio ao guia de diversidade].

bottom of page